sexta-feira, outubro 28, 2005

Talvez precisasse mesmo de existir...

Hoje observei, durante horas, paisagens, pessoas e atitudes. Foi um momento longo de introspecção... Vi como tudo à minha volta se movimenta sem que eu tenha que existir... A vida avança e não espera por nós. A natureza transforma-se, mexe, nasce, cresce e morre e eu nem preciso existir. As pessoas fazem a sua vida normal, dormem, comem, trabalham, amam, odeiam e eu não preciso de existir. O mundo age, discute, guerreia, festeja e eu nem preciso de existir...
Sou apenas um ser que vive porque tudo o resto existe, mas tudo o resto parece não existir porque eu existo. Sou como um pequena gota que cai do céu com as outras gotas quando chove. Sozinha não teria grande significado, sem ela a chuva cairia da mesma forma e nem se daria conta da sua falta, mas no entanto é uma das gotas daquela chuva cada uma tem o seu pequeno significado que num conjunto se revela ao mundo e ganha importância! Sim, deve ser isto que consegui entender do que observei, hoje à minha volta. No mundo podemos parecer seres insignificantes e sentir que a nossa presença não tem grande significado à luz de tudo o que nos rodeia, mas nada aconteceria se cada um de nós não existisse. O mundo seria diferente se cada um de nós lhe faltasse, não melhor ou pior, mas simplesmente diferente. Não há dúvida de que somos importantes! E mesmo que me pareça que o mundo consegue existir sem mim não posso acreditar. Eu sou um dos alicerces da sua existência. Cada ser, cada vida ou não vida neste mundo faz dele o que ele é. Por isso eu sou importante...

O mundo movimenta-se à minha volta enquanto fico sentada num banco de jardim olhando para ele… O mundo anda e eu estou ali parada a olhar… Parada…

Sem comentários :