sexta-feira, outubro 14, 2005

Falar de nós!

Falar de nós é sempre tão difícil... Pelo menos falar do que escondemos de nós mesmos! Nem todos se conhecem o suficiente para o fazer, nem todos têm confiança ou mesmo personalidade para conseguir libertar e mostrar ao mundo o “eu” profundo em que se refugiam. Quando escrevo escolho sempre as palavras que quero dizer. Posso pensar comigo e, até, ter determinados sentidos das frases que exponho mais relacionados comigo mas, no entanto, escondo muito de mim apesar de não aparentar muito.
Também não criei este espaço para falar de mim directamente, mas mais para partilhar ideias que surjam de pequenas reflexões que vão tomando rumos partilhados por mais pessoas. Todos reflectimos sobre a moral, sobre o conceito de sociedade que nos rodeia e vive connosco desde a nascença, sobre a tristeza e a alegria, sobre a nossa existência e as suas razões. Sobre isso talvez seja fácil falar... pelo menos mais fácil do que falarmos de nós. Não sei! Posso estar enganada...
Cedo vemos como as pessoas se criticam e se julgam umas às outras, mas pouco são aqueles que se auto-avaliam e reflectem sobre eles mesmos. Daí se pode concluir como se aprende facilmente a ver os outros antes mesmo de nos enxergarmos a nós mesmos. Somos seres individuais antes de seres sociais logo não deveria ser essa a nossa atitude. Estamos sempre connosco, nunca nos largamos mas mesmo assim insistimos em olhar para os outros, falar deles e calarmo-nos quando deveríamos falar de nós. Pode ser difícil falar de nós, mas se não o sabemos fazer não deveríamos falar dos outros.
"Cada um sabe de si e só Deus sabe de todos." Porque não levar este ditado muito mais a fundo em vez de o usarmos em vão?

Sem comentários :