segunda-feira, maio 09, 2005

Pontos de vista!

Se eu olhar para mim com os meus olhos enchergarei apenas aquela que acredito ou quero ser. Observarei uma pessoa segundo a minha realidade de existir, a minha experiência, a minha sabedoria. Julgarei-me apenas segundo os meus princípios. Mas eu não sou a pessoa perfeita e o meu mundo não possui a visão mais acertada das coisas. É simplesmente a minha interpretação, o meu ângulo de visão, não posso deixar influênciar os meus julgamentos apenas tendo em conta o meu ponto de vista. Tal não acontece só na minha introspecção mas sim na forma como posso ver os outros ou mesmo o mundo em geral. Tenho que procurar sempre outras explicações e pensar em todas as possiveis causas e consequências. Ver a minha cidade, sobrevoando-a não é a mesma coisa que a ver no cimo do Monte de St. Luzia, ou do outro lado da cidade. São vários ângulos e todos veem a mesma coisa mas de formas muito diferentes. Não posso apenas conhece-la pela que se torna mais fácil de ver, mas sim com uma visão mais alargada.
Na vida, principalmente na vida social, também devemos ter em conta que existem sempre várias formas de analisarmos as pessoas. Apesar de sermos todos iguais, pois somos todos seres humanos, temos presentes na nossa alma a maior das diferenças que nos identifica e difere uns dos outros: a experiência. E essa, jamais será igual para dois seres. Podem existir circunstâncias e experiências idênticas, mas que nunca são recebidas por duas pessoas da mesma forma. Se assim é como podemos nós sentir que podemos julgar? Quem é bom ou mau, faz o bem ou faz o mal? O que é moral ou não? Quem somos nós para o dizer?
Nós estes seres que se misturam entre dúvidas, certezas incertas e mesmo assim se acham no direito de saber o que é melhor para os outros, quando no fundo não sabem o que é melhor para si mesmos.
Somos sem dúvida o espelho daquela expressão "Falam, falam, falam e não fazem nada!".
Racionalizamos demais as coisas, para no fundo sermos irracionais nos momentos em que não o deveriamos ser...

Sem comentários :