sábado, dezembro 22, 2007

A alegria escondida!

Paz... Não há caminho da felicidade que se consiga sem paz!
No meu nem sempre me deixei acompanhar por ela, pensava que era ela que não me seguia, mas hoje descubro que era eu que me escondia dela...

Parece confuso o meu pensamento, mas vou tentar explicar como eu mesma o entendo, como eu mesma o descobri!

Passamos o tempo a reclamar do que poderia ter sido, do que não é e de tudo o que queremos e não conseguimos alcançar. Passamos o tempo a olhar pela janela em vez de sairmos pela porta fora à procura do que tanto desejamos. Passamos o tempo á espera que algo aconteça... E que fazemos nós? E que razoes temos nós de reclamar? E tudo o que temos, porque não valorizar?

Conheci duas jovens que me mostraram como o mundo não sabe viver. As suas vidas eram de um sofrimento que não se imagina. Ouvimos, todos os dias, sobre as crueldades do mundo, mas quando as conhecemos pessoalmente tudo muda de figura. Deixam de ser notícias e passam a ser verdades que se vêem, se sentem e conhecem. Contavam suas histórias como uma inocência sincera e com o desconhecimento de que suas vidas eram uma conquista sobre todos as cruzes que carregam. Eram vivas e cheias de alegria. Muito mais do que aquela que conheço, esta que penso que me encoraja a viver e que apenas me ilude sobre o mundo em que vivo. A alegria delas era verdadeira. Eram vitórias que não derramavam lágrimas, eram luzes que brilhavam mesmo que algo as tentasse ofuscar. Tinham tudo para perderem as forças, mas tinham a coragem de quem acreditava na vida e nas pequenas coisas boas que esta lhes vai trazendo! Os amores, eram as suas maiores vitórias. Ambas, jovens de 20 e 21 anos, amavam e eram amadas. Lutadoras, alegres e felizes!

E nós? E nós jovens que temos tudo, que conhecemos a escola, as noites de festa, os jogos de computador, as consolas, a roupa da moda, as refeições e as comidas da nossa vida apressada (apressada de nada, porque nada temos que apressar), o amor de nossos pais, que temos amigos, que conhecemos o mar, vivemos na paz e com tudo o que a nossa sociedade nos oferece? E nós jovens? De que nos queixamos nós? Porque vivemos em psicólogos e achamos que o mundo está contra nós? Porque desejamos a morte só porque a certa altura conhecemos a dor?

Somos ingratos, ignorantes e cobardes! Desconhecemos o mundo e temos a mania que sabemos tudo! Somos os portadores da maior doença de todos os tempos, a mania de sofrer por tudo e por nada! Esquecemo-nos de viver com tanto medo de sofrer!

Não olhamos o sol quando nasce ou se põe, não vemos as flores da nossa rua! Alguém me sabe dizer que árvores ou plantas tem na sua rua? Não damos graças pelo que temos e apenas reclamamos pelo que não temos...

Tenho pena...Pena, porque também eu me inseri nessa sociedade consumista que não regozija o que tem, porque me deixei levar pela corrente e não me apercebi.

Mas quero intensamente libertar-me destes vícios de ser e conquistar a coragem de viver o que a vida tem para me dar! Quero conhecer essa alegria que as duas jovens me apresentaram sem terem noção da riqueza que possuíam!

Obrigado!

Sem comentários :