segunda-feira, dezembro 03, 2007

A terra é redonda!

Apesar do que se pensa, não foi Colombo o primeiro a acreditar que a Terra é redonda. 2000 anos antes dele, já os gregos acreditavam, chegando, mesmo, a calcular o diâmetro da Terra ficando muito perto do valor real.
A terra é redonda e não devia ter os cantos obscuros que possui! É contaminada de dissabores que se escondem, como que, em cantos que se escondem, também, de nós.

Ouvimos falar de guerras, as guerras que a história nos conta, as guerras que, ainda, nos nossos dias se revelam. Ouvimos, mas desconhecemos o conteúdo, a essência e toda a sua força no mundo, nesta Terra que é redonda.

São mortes sem razões, sofrimentos que sobrepõem à fome, à dor, recordações que nunca mais se perdem! Existem tantas feridas que desconhecemos, tanto sangue derramado que nunca vimos ou veremos, tantos segredos... Que mundo é este? Que Terra redonda é esta que esconde tanto de nós?

Será que somos nós que não queremos ver? Será que nós é que somos os cegos deste mundo?

Talvez! Talvez sejam tantas cicatrizes, tantas feridas abertas que não conseguimos saber de todas! Talvez sejam véus que certas pessoas espalham pelo mundo fora... Talvez!

Mas o mal existe e muito mais do que pensava existir!

Hoje li um artigo sobre a Jugoslávia. Falava das quedas políticas do séc. XX e da situação actual do Kosovo e da Sérvia. Falava dos confrontos entre os cidadãos, entre os políticos, falava sobre a Soberania Estado-Nação... Soberania Estado Nação! Mas como se pode pensar em Soberania Estado-Nação quando milhões de pessoas sofrem com esta guerra? Como se pode pensar e apoiar o racismo entre povos? Como pode o mundo não se envolver?

Matam-se por serem de regiões diferentes e estarem a ocupar espaços que "não lhes pertencem". Humilham-nos, tratam-nos como lixo... Como pode este mundo possuir pessoas tão vazias? Onde estão os direitos do Ser Humano?

Terra, tu que és redonda, diz-me porque escondes em ti estas pessoas? Como permites que habite em ti sentimentos tão cruéis? Porque não despejas, de ti, toda a dor, guerra e sofrimento?

1 comentário :

Anónimo disse...

A lot have blood has been spilled...and a lot more will...open your mind to suffer, cause he will last for ever!