quinta-feira, janeiro 03, 2008

Mundo em desequilíbrio

Se tudo fosse mais fácil perderíamos o entusiasmo,é verdade! Mas porquê tão difícil?
Existem pessoas que derramam o sangue sem perceberem porquê...que perdem a vida sem saber porque existem e porque são mártires. Existem pessoas que nunca chegam a conhecer o amor, que nunca foram ou serão aquecidas, pessoas que se tornam objectos, que sofrem nas mãos de outras pessoas ou situações crueis. Pessoas que não podem lutar contra os seus destinos. Destinos que não escolheram!
O bem e o mal andam de mão dadas. A necessidade de equilíbrio no mundo, assim o obriga! Mas nós podemos escolher qual é a mão que queremos agarrar, qual o lado que queremos alimentar, que tipo de pessoa queremos ser! Atrás de todo o bem que podemos ser é claro que virá todo o mal que podemos ser... Mas não será melhor sermos o bem com o mal atrás do que o mal com o bem atrás?
Sei que deve parecer confuso...tantas vezes já discuti sobre o equilíbrio da vida. O mundo tem sempre dois lados, não há amor sem ódio, quente sem frio, alegria sem dor, bla bla bla...tudo o que já discuti! Mas porquê tanto mal de um lado e tanto bem de outro?
Diz-se, em muitas religiões, "Faz bem ao próximo!", contam-se histórias de pessoas que trocaram vidas de riquezas materiais por vidas de mais sofrimento para ajudar o próximo, Jesus morreu por nós... Tudo isto me parece fazer sentido! Agora sim começo a perceber estas palavras sábias que circulam pelo mundo à tanto tanto tempo. Os sete pecados mortais...agora percebo! Tem tudo a ver com o equilíbrio e a forma como a natureza foi criada!!!
Quanto mais tivermos, menos alguém terá! Se nos mantivermos pelo essencial estaremos a dar mais oportunidades de alguém ter também o essencial. É um ciclo! É um ciclo como a própria vida, como a natureza, o mundo...
Por isso existe tanta dor, tanto sofrimento... Para termos, também precisamos dar! Muitos não dão nada senão a eles próprios...
Está nas nossas mãos encontrar, de novo, o caminho certo!

Sem comentários :