quinta-feira, junho 23, 2005

Se eu sorrir alguém me há-de responder com um sorriso!!!

Hoje ri-me com a lua! Estava com aquela cor caracterizante de lua cheia, meia alaranjada. E naquele momento uma nuvem escura passava por ela dando a impressão que era uma cara com uma fita mas com um ar muito divertido. Fez-me sorrir e divagar um pouco. Já á tarde ia pela rua e dei por mim a rir dos meus pensamentos. Tinha acabado de passar por uma espanhola e fiquei a pensar na sonoridade que a língua dela dava á palavras. Tentando imitar para verificar a ideia acabei por me descontrolar e comecei a rir sozinha em plena cidade. Apesar de estar cansada e um pouco desmotivada acabei por ter momentos de extrema paz que me libertaram a mente deixando-a sorrir. Ainda bem! Sorrir é uma fonte de energia que nos alimenta e alimenta o que nos rodeia. Se conseguirmos oferecer um sorriso aos momentos leves do nosso dia-a-dia ganhamos uma maior paz de espírito e criamos situações propícias a espalhar alegria no que nos rodeia, por mais entediante ou doloroso que este seja. No fundo é dar ao mundo o que queremos receber. Não devemos desitir de uma resposta agradável do mundo logo na primeira tentativa, se continuarmos a insistir com o calor da nossa alegria mais tarde ou mais cedo encontraremos a do mundo. Se nos cansarmos com as desilusões apenas nos vamos desiludir mais, e então se cairmos na tristeza e no cansaço ainda mais tristes e cansados vamos ficar.
Se hoje o mundo nos olha com uma lágrima no canto do olho, amanha pode ser que nos sorria. Temos é que ajudá-lo a enchugar as lágrimas!
Ontem na escola também fiz uma experiência em relação á resposta das pessoas perante uma simpatia. Á entrada, onde passam os alunos para ir para as salas de aula e onde costumam fumar um cigarro, todos passam uns pelos outros e nem um boa tarde se troca, só a conhecidos. E como eu estava sozinha a fazer tempo para a aula comecei a pensar nisso e resolvi cumprimentar cada pessoa que passava com um sorriso. E como era de esperar a maioria retribui com a mesma amabilidade. Se não o tivesse feito tinhamo-nos cruzado e nem uma palavra. Como se ninguém se cruzasse.
Acredito que tudo seja compreendido por esta ideia base e que tudo podia ser mais agradável se fosse mais usada. Não gosto muito da expressão "Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti.", mas usava-a de outra forma: "Faz aos outros o que queres que te façam a ti.".
O amor também cresce com este saber dar para se aprender a receber. Desde que nascemos que somos amados pelos nossos pais e isso vai-nos ensinar a amá-los. Eles deram perante todas as respostas negativas que lhe pudemos ter dado a esse amor, sem desistir, e conseguiram o nosso amor e respeito. E apartir disso em tudo o resto se pode encontrar semelhanças deste raciocínio.
Nem que vivamos nas sombras da tristeza temos que oferecer a nossa luz para que consigamos iluminar os caminhos que nos levarão á harmonia e sossego da vida. Alguém há-de reparar na nossa luz e oferecernos ainda mais luz...

Sem comentários :