quinta-feira, junho 16, 2005

O certo e o errado de quem?

O certo e o errado, resultam do encontro de ideias de uma cultura, mas têm como epicentro de todas as vibrações destes conceitos o ser individual. Temos a nossa cultura, a cultura da família, dos amigos e meio envolvente, temos a cultura da nossa sociedade, a cultura europeia, e a cultura mundial. Todas elas contendo-se umas às outras em nós, os indivíduos singulares, que pensam por si mesmo e ao mesmo tempo não.
Eu tenho o meu certo e o meu errado, mas estes podem variar diante das circunstâncias que tiverem que ser avaliadas. Não que sejam irregulares, mas são flexíveis, devido às condicionantes que cada circunstância pode ter. Esses meus conceitos não se identificam aos conceitos de muitas pessoas que me rodeiam, e a muitas mais pessoas que me rodeiam num raio de distância superior. Mas ao mesmo tempo continuam a existir aspectos comuns. Por mais distante que estejas de uma cultura e por mais diferenças que existam dos seus conceitos em relação aos teus, encontram-se sempre pontos em comum.
Talvez o meu certo e o meu errado estejam adequados a mim no meu mundo e o das outras pessoas a elas no mundo delas. Talvez até estejam todos certos... Não existam erros nas avaliações das pessoas. A velha frase de que "o que é certo para mim pode não ser para ti", pode até ser acrescentada de que apesar disso o que é certo para mim é o certo e o que é certo para ti também, apesar de serem dois certos diferentes. No fundo estão a ser avaliados em circunstâncias diferentes que podem ser ambas certas pois são o resultado de todas as associações do próprio indivíduo, no seu mundo.
Se assim é, não existe certo nem errado... Pois tudo está adequado ou não a ti! Tudo o resto são traduções de pensamentos pessoais para línguas universais. Nada mais!

Sem comentários :