segunda-feira, fevereiro 06, 2006

A nossa essência!

Pergunto-me qual a verdadeira essência do ser humano. Somos seres dotados de inteligência, mas não deixamos de ser animais. Simples animais que contém na sua essência o puro instinto de sobrevivência. Mas de que forma este instinto pode influenciar a nossa existência?

Desde sempre que vivemos em sociedade. Temos a necessidade de viver em grupos para nos adaptarmos e darmos continuidade à nossa raça. Sendo assim devemos adoptar certos comportamentos de cooperação e respeito uns com os outros para mantermos uma convivência saudável. No entanto, existe em nós uma competitividade que pode sobrepor esses valores de sociedade. Temos, de um lado da balança, os bons e saudáveis sentimentos e, no outro, os sentimentos destrutivos que, senão são bem equilibrados, podem gerar conflitos.

Existem, em várias outras espécies de animais, rituais de competitividade como o da selecção de um parceiro que possua as características ideais para a sua descendência ou pela luta de alimento. Por estes motivos, certos animais podem ir até extremos muito violentos, desde abandonar um membro do grupo ou mesmo matá-lo. É natural e faz parte da natureza!

E nós? Nós seres humanos? Até que ponto se podem admitir certos comportamentos entre nós? Quem somos nós ao certo e porque vivemos em constante guerra de emoções uns com os outros?

Não compreendo como conseguimos ter tanta maldade nos nossos corações. Somos animais com inteligência, mas não nos serve de nada quanto a termos que equilibrar a nossa balança. Caímos muito facilmente na tentação de errar... Por isso me pergunto se somos de natureza boa e nos estamos a envenenar ou se somos de uma natureza má e egoísta e andamos a lutar pela harmonia.
Dificilmente encontrarei resposta... mas vale a pena tentar!

Sem comentários :