quarta-feira, maio 20, 2009

Mudar o mundo

Hoje li um pedaço de história que me alumiou os pensamentos numa direcção já antes reflectida. Falava de um jovem que queria mudar o mundo. Um dia, este jovem, apercebeu-se que já não era jovem e, que provavelmente não conseguiria mudar o mundo, acordou para si tentar apenas mudar o seu país. No entanto, já durante a sua velhice, vendo que nada tinha transformado no seu país pensou tentar mudar a sua família. O tempo passou e no leito da sua morte apercebeu-se que nada tinha consumado. Deu consigo a pensar que poderia apenas tentar mudar-se a ele mesmo e que talvez a sua família lhe tivesse seguido o exemplo e por sua vez o seu país e o mundo. Esta história acordou em mim aquela sensação de que somos impotentes perante as deformidades do mundo ao nosso redor se não somos capazes de combater as nossas. Somos críticos e conselheiros mas não somos exemplos. Sabemos apontar mas não nos sabemos mostrar.

O nosso maior poder para mudar o mundo está em nos conseguirmos mudar a nós mesmos. É a partir desta mudança que se podem desencadear todas as noutras mudanças por nós ansiadas. Por vezes esquecemo-nos disso e damos connosco a pensar no que podíamos ter feito e não fizemos. O tempo passa por nós e não espera. Ao longo da vida as oportunidades vão se perdendo e existem coisas que poderão nunca ser realizadas. Não podemos ficar a olhar para a janela e desejando que ela se abra sozinha. Temos que nos mexer e fazer com que as coisas aconteçam antes que o amanha seja o ontem.

2 comentários :

Anónimo disse...

concordo plenamente.mas a vida é uma balanca,por vezes um lado pesa tanto k nao se consegue mudar na altura certa,demora e demora,ate k se consiga fazer as coisas acontecerem...entretanto inumeras opurtunidades passaram.e janelas que realmente queriamos ver abertas jamais abrem infelizmente.entretanto ha k olhar em frente,fazer com k cada dia valha pena,mudarmos a nos mesmos como tu dizes. independentemente da vida dos outros,daquilo k procuramos nos outros...porque tudo k esta relacionado cos otros ha sempre o risco de falhar,de nos perdermos,de ser uma janela selada.esta é a filosofia k com o passar do tempo estou a adoptar,filosofia k em muitos aspectos complementa-se com o teu(s) pensamento.

Nuno M disse...

o comentario anterior é meu,ao fim de uns minutos questionei-me:pk anonimo?um espasmo de estupidez.sou o nuno