quarta-feira, dezembro 10, 2008

Do presente para o passado

Um dia tudo parece tão próximo, tão real, no outro tão distante... Os sonhos ou pesadelos parecem reais quando os vivemos, mas logo ao acordar a sensação de real vai-se dissipando, chegando, por vezes, a desaparecer!

A vida, de certa forma, pode-se comparar a estas experiências de imaginação dos nossos inconscientes. É um presente que constantemente se torna passado e que muitas vezes desaparece completamente do nosso armazém de memórias.

Um dia tão próximo, outro tão distante...

Em certas alturas estamos tomados por decisões que temos que tomar, alegrias que nos eclodem, tristezas que nos consomem, mas logo se tornam em registos meramente psicológicos. Bem, meramente psicológicos, porque os seus resultados físicos são novos momentos de presente, isto é, qualquer resultado de um presente tornado passado já não pertence ao mesmo tempo, sendo assim uma nova realidade em que tomaremos novas decisões e viveremos novos sentimentos e situações.

Cada segundo nosso é um presente apenas por um segundo e é apenas parte da nossa vida real, física, durante esse tempo, depois apenas um espaço na nossa memória, no nosso inconsciente ou consciente.

A vida parece apenas um acumular de recordações. E tentar ser feliz apenas me parece ser uma tentativa de acumular o máximo de recordações boas… São essas recordações que carregamos que pesam em cada presente que temos e quanto mais leves estas forem, mais fácil é transformar cada presente num bom passado.

7 comentários :

Anónimo disse...

tao proxima e distante do que...

Y-hohnan disse...

Próxima e distante, ou melhor, próximos e distantes do tempo... Dos tempos que são e que um dia passam a "foram". Próximos de momentos, pessoas, sentimentos e realidades e de seguida distantes deles mesmos.

Enfim, o retrato das nossas vidas... Passos sem retorno físico, aos quais só podemos aceder com um olhar distante.

Anónimo disse...

estaras agarrada ao passado...ou o passado que falas é recente...é a primeira... mas as vezes o presente encontra-se com o passado basta querer...outras vezes o presente supreende o passado...outras vezes o passado serve so mesmo para aceder com um olhar distante...... isto pa dizer que o k realmente importa é o presente,pois é nele que se vive....viver o passado é morrer pa vida...

Y-hohnan disse...

Agarrada ao passado...n! Dele só kero uns olhares pelas boas recordações e do resto aprender, aprender mt mt para ter um presente melhor e um futuro ainda melhor, se puder. :)

Anónimo disse...

entao kual sera o passado que estas tao proxima e tao distante...

Y-hohnan disse...

É estranho desenvolver esse assunto assim... aki... só pk m perguntam...

No fundo qd escrevi o texto generalizava o passado como um pedaço do ser humano que é intrínseco ao seu presente, que por sua vez será o próprio passado do seu futuro.

Falei como podemos estar tão perto de algo e de repente tão distantes, porque no decorrer da vida, a transformação do presente a passado faz-nos afastar de muita coisa que tomavamos como certo...

Não é só o presente que passa a passado, mas também nós que nos transformamos com ele...

Não sei se me consigo explicar...

Agora, com o decorrer deste diálogo, dei por mim a viajar mais longe do que as palavras que citei no meu texto, mais longe do que pensava querer ir e dei por mim a pensar em passados especificos...

Podia responder a essa pergunta, mas é um resposta muito minha... Não posso viajar mais do que isto!

Já agr... interessast-t por este texto pk?

Anónimo disse...

como eu disse interessou-me tanto este texto como todos os outros...e este especialmente porque tu reciprocamente fazes parte de momentos,sentimentos e realidades de alguem de mim.onde tambem tu estas tão perto e de repente tão distante...talvez porque nao passa de uma viagem minha,onde tu es o cenario,um encanto momentânio,mas deixo-me levar por esse pseudo presente,por essa viagem,por esses momentos...por isso por vezes desapareco,para esse presente passar a passado,mas que como tu dizes,"não é só o presente que passa a passado, mas também nós que nos transformamos com ele..."eu sei que as tuas viagens sao outras...as vezes das conta que desapareco, outras vezes nao,nao sei se é melhor ou pior fazer isso,incrivelmente serao as duas coisas ao mesmo tempo...mas nao é pa chamar a atençao,é porque me lembro que tou a viajar e que é um presente a que eu nao pertenco na realidade. pa chamar a atençao sao estas palavras...presisava de dizer isto...porque nem todos os desvaneios da minha cabeça sao sem motivo e alguns deles nunca soubeste o porquê.mas independentemente de tudo,isto aconteçe porque es muito importante para mim...uma grande amiga...eu tambem nao pensei viajar tanto nestas palavras...provavelmente nunca te diria isto,assim.mas aconteçeu...como tudo o resto