quinta-feira, setembro 29, 2005

Saber viver...

Feitios diferentes, ideias que chocam, valores que não se entendem... No fundo o mundo é composto de pessoas que tentam partilhar modos de vida na chamada sociedade. É difícil! Mesmo criando modelos pelos quais nos seguimos, muitas são as vezes em que nos desviamos deles. Era preferível aprender a viver com as diferenças do que tentarmos eliminá-las. Essa tentativa falha constantemente e só torna as pessoas mais infelizes. Tentativas frustradas que nos incomodam a vida toda...
Não existe ninguém igual a mim, por mais que existam pessoas parecidas comigo ou que partilhem as mesmas ideias. Não é por isso que vou tentar que os outros sejam como eu, ou pelo menos não devo faze-lo! Se quero partilhar a minha vida com outras pessoas tenho que saber aceitá-las como elas são, em todas as suas crenças, todos os seus valores e feitios. Eu quero ser quem sou, logo tenho que deixar os outros serem eles mesmos. É difícil! Pois é! Mas se quero encontrar a paz tenho que o conseguir. O esforço trará a recompensa. Saber viver inclui assim saber deixar os outros viverem! Pode ser difícil mas tem que ser feito...

Sem comentários :